sábado, 2 de agosto de 2014

Guia básico de maquiagem - Em busca da pele perfeita!

     

Olá pessoal,
 
       A partir de hoje vou abrir algumas postagens que darão dicas de maquiagem para mulheres que estão iniciando na área. Conversei com algumas leitoras e algumas conhecidas e muitas não pensam em se maquiar constantemente por achar os produtos muito caros, ou simplesmente pelo fato de não saberem por onde começar. Dessa forma, reunir as principais dúvidas para criar blogs que servirão como um curso simples e rápido de maquiagem. Vou mostrar que você não precisa de muito, em questão de dinheiro e produtos para se aventurar no mundo das cores. O mais importante é perceber que não é necessário um arsenal de produtos para conseguir looks bacanas, basta comprar itens curingas e claro ter os cuidados essenciais com a pele e assim usufruir de looks que serão essenciais para o dia a dia.
       Vou abrir o guia falando sobre a preparação da pele, tentei reunir dicas práticas que proporcionará exemplos para melhor conhecer essa etapa tão importante de uma make. Conhecer bem o seu tipo de pele e saber escolher bases, corretivos e pós de acordo com o tom da sua pele e traços do rosto é essencial para essa etapa inicial.
         Então, está convencida que é fácil? Vamos começar!!!
           Sabemos que as mulheres brasileiras são o resultado de várias misturas de raças e etnias, dessa forma seria muito ingênuo acreditar que os tons da pele podem ser divididos em três categorias: branca, morena e negra... grande engano! Segundo a maquiadora Kit Spencer, os tons de pele variam desde do quase incolor à negra. Essa cor é determinada pelo tipo de pele e a melanina, que é um pigmento que confere cor aos cabelos, à pele e aos olhos e que também ajuda a proteger a pele do sol.
              A grande sacada é saber identificar a sua genética, analise seus antepassados, etinias (tanto da sua familia por parte de mãe como de pai). Por quê? Assim, identificando a sua genética será mais fácil identificar suas origens e assim a classe que pertence ao tom de sua pele. Por exemplo: as pessoas cujos antepassados são originários de regiões tropicais, mais quentes, possuem a pele mais escura do que as provenientes de regiões de clima frio.
              Importante: não estamos falando de negros ou brancos, mas de pessoas que moram em diferentes lugares onde o clima influencia no tom da pele. Um exemplo: uma mulher negra que mora nos Estados Unidos não tem o mesmo tom de pele de uma mulher negra que mora no Brasil, pois existe uma variação que envolve quanto de sol essa pessoa se expõe mais, alimentação e cuidados. Além de genética, estamos falando de hábitos e estilo de vida.
              Por exemplo, como identifiquei o tom da minha pele?
            Considerei o fato que minha genética é feita de uma mistura de decendentes europeus, africanos e indigenas, sendo assim tenho um tom de pele considerada morena, mas com fundo amarelado... dependendo do clima ele muda para um tom rosado. Dessa forma, fui à lojas especializadas com o principio que tenho; a pele morena, cabia ao bom profissional auxiliar-me quando ao tom de fundo testando diretamente bases no meu rosto até encontrar a cor que sumiria na minha pele.

O teste:

       Existem lojas de cosméticos super profissionais que não se importam em receber clientes para fazer o teste de tonalidade de bases. Por quê não fazer em casa? É muito melhor na loja porque existe a luz de estúdio, ela deixa os detalhes mais aparente e assim as chances de acerta a cor da base, por exemplo é mais eficazes do que em casa, que não tem luz suficiente. O teste pode ser feito de várias formas, mas o mais ideal é limpar todo o rosto e aplicar a base sugerida apenas em uma parte deste, assim será necessário identificar a cor que será idêntica ao seu tom da pele.

Tons de pele:

Pele clara: pele branca, que é pálida, porém mais leitosa do que transparente.

Cantora Adele é um exemplo de pele clara.


Pele pálida: é a mais clara, descorada, podendo parecer quase transparente.

A atriz Nicole Kidman é um exemplo de pele pálida.


Pele morena: mulheres morenas devem usar uma base caramelo com tons amarelados, isso acentua o tom natural.

Kim Kardashian representa um dos tipos de pele morena.


Pele amarela:  mulheres de origem asiática, o tom costuma ser amarelado. 

A modelo oriental Liu Wen é um exemplo de pele amarela.


Pele oliva: caracterizada por uma tez dourada, bronzeia-se facilmente, porém no inverno pode apresentar um tom amarelado/esverdeado.

A pele oliva da atriz Zoe Saldana.


Pele negra: existem muitos tons de pele negra. Em geral, esse tipo tende a ser mais claro no meio do rosto e mais escuro na testa e no entorno.

A atriz Gabourey Sidibe é exemplo da variedade da pele negra.

 Produtos que dependem do tom da pele para dar certo!

Base:

O tom e a fórmula certos proporcionam uma tez uniforme com um brilho saudável. Hoje elas estão no mercado com mais aditivos além da uniformização da pele, podem conter proteção solar, elementos anti envelhecimento e cremes de tratamento. É o item essencial da maquiagem que proporcionará a base de tudo, uma boa escolha do produto deve considerar além do tom da pele, a textura, o clima e o tempo. Existem bases que são melhores usadas no inverno, outras no verão e ainda a noite ou durante o dia dependendo da cobertura. 

Em pó: ótima para a pele oleosa, é a opção de aplicação mais rápida.

Líquida: disponível no mercado em várias formulas atendendo a variados tipos de pele, geralmente a base de água ou óleo. Fácil de misturar e de obter um acabamento mais uniforme.

Hidratante colorido: é a mais leve, indicada para o verão quando desejar um tom mais translúcido. Disponivel em versões oil-free para peles oleosas ou emoluentes para peles secas. 

Creme: mais recomendada para peles maduras ou secas.

Barra: semelhante a base em creme mas com um acabamento mais pesado, sendo assim também pode ser usada como corretivo. Boa opção para peles normais a oleosas.
    
Corretivo:

 Seu objetivo é disfaçar manchas, olheiras, vermelhidão, vasos capilares rompidos e quaisquer outras imperfeições da pele. O corretivo confere uma aparência mais natural quando aplicado em camadas translúcidas, criando a correção de maneira gradativa. 

 Creme: proporciona cobertura total, é cremoso e fácil de misturar.

Caneta: pode ser aplicado em rugas para aparecerem menos profundas, também ideal para o redor da boca e canto externo dos olhos.

Coloridos: têm a finalidade de disfarçar manchas.
Verde: vermelhidão
Lilás: amarelada
Amarelo: azuladas ou roxos
Azul: alaranjadas.

Bastão sólido: consistencia grossa e seca, dificil de ser usado mas é ideal para manchas também.

Pó mineral: fácil aplicação, ideal para peles sensíveis.

Líquido: fórmula cremosa ideal para cobrir olheiras, manchas e retoques.

Lápis: para correções médias e pequenos retoques.

O tom de corretivo ideal para cada tom de pele:

          Cor da Pele:                           Corretivo:
  •    muito clara ------------------- marfim
  •    clara           ------------------ bege claro
  •    amarela      ------------------ pêssego claro
  •    oliva           ------------------ bege
  •    morena       -----------------  mel
  •    negra         -----------------  pêssego / caramelo
  •   muito negra ----------------- chocolate
Pó:


O objetivo é maximizar a duração da maquiagem, fixando a base e o corretivo e controla a oleosidade. O pó não deve alterar a cor da base, dessa forma os mais ideias são os translúcidos. Disponível em solto e compacto também serve para corrigir a aplicação do blush e retirar borrões da sombra na área dos olhos. 

Translúcido: branco em tons proporcional aos da pele, serve para dar acabamento e controlar a oleosidade. Não adiciona cor à pele.

Pigmentado: há tonalidades para combinar com os da base.

Mineral: apresenta um brilho sutil e é ideal para peles sensíveis, além de ser formulado com poucos ingredientes.

Gostaram das dicas? Confere o próximo post que vou apresentar como preparo a minha pele e quais produtos uso.

Beijos!!...
      
Fonte: SPENCER, Kit "Maquiagem - Os segredos dos profissionais" Ed. Marco Zero -2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário