terça-feira, 13 de maio de 2014

Batom vermelho, toda mulher pode! Mas...

   
Marilyn Monroe seus lábios vermelhos e olhos delineados!

   Poderoso, sexy e magnetizante o batom vermelho atravessa gerações ocupando o posto do queridinho da maioria das mulheres, mas algumas ainda resistem por acreditarem que a cor não combina para todas. Segundo a campanha de uma das marcas internacionais mais conceituadas, Dior, que defende que o batom vermelho pode transformar uma mulher, tal afirmação nunca foi tão verdadeira, e pode e transforma! 
      A cor chama atenção para o rosto, destaca o sorriso e ilumina a pele, independente da etnia. O vermelho transforma! Mas você não precisa ser como a Natalie Portman, garota propaganda da Dior, para fazer carão enquanto segura seu batom vermelho favorito, e nem precisa abrir tanto a carteira para comprar um Dior Rouge... com a variedade de marcas no mercado e alguns cuidados, qualquer mulher pode sim arrasar vestindo uma cor vermelha nos lábios... quer ver como?
      Marilyn Monroe foi uma das famosas que mais divulgou lábios vermelhos no mundo, fez da combinação batom vermelho e delineador preto (formato gatinho) um clássico e hoje não é incomum conferir em campanhas de revistas, desfiles de moda e red carpet lábios vermelhos e sensuais, variando apenas os tons de vermelho e estilo da maquiagem nos olhos. Independente de ser famosa ou não, a mulher precisa tomar alguns cuidados básicos para usar o batom com segurança (segurança de personalidade, quero dizer!) e utilizar as dicas abaixo para qualquer batom de cor escura que faça colocar em evidencia defeitos da pele, a má aplicação ou o uso do tom errado para a sua pele.

Pele - o marco zero de tudo


Minha sugestão de make para o dia com boca vermelha!
       Não podemos esquecer que o segredo de uma maquiagem perfeita é uma pele bem cuidada. Por isso fico irritada quando ouço comentários de pessoas que ainda acreditam que a maquiagem serve para esconder pele maltratada, NÃO! Não existe base milagrosa, corretivo santo ou pó compacto mágico que transforme uma pele descuidada em uma de pêssego... não, não! 
         É preciso cuidar da pele através da alimentação, exercícios físicos e muita ingestão de água, combinados com o tratamento básico que é limpar, tonificar e hidratar todos os dias pela manhã e antes de dormir... utilizando produtos ideais para o seu tipo de pele. Portanto, tendo tudo isso em mente podemos falar dos auxiliadores que vão uniformizar e prepara-la para a maquiagem. 
           Quando penso em preparar a minha pele com o objetivo de usar um batom vermelho, tento deixa-la com o aspecto mais natural possível, aquela aparência hidratada. Por quê? Como eu disse anteriormente, todos os batons com tons escuros costumam destacar muito a pele, olheiras e manchas parecem reluzirem, e ainda uma base pesada de um tom errado também. Dessa forma, o mais indicado é uma base mais fluída e emoliente, se você tem pele muito oleosa opte pelas líquidas de textura leve também, mas oil-free.
          Lembrando que, o produto não precisa ser caro ele pode ter um preço acessível e ser de boa qualidade, só precisa testar para ver se adequa às características da sua pele. Bases devem ter o mesmo tom da pele, desaparecendo ao aplica-la, o pó pode acompanhar a cor da base ou ser translúcido, mas os corretivos não acompanham a mesma cor da base, tem que testar nas olheiras para descobrir a cor ideal, já que o tom de pele da área dos olhos é diferente das demais áreas do rosto.
        Para o look dia que fiz, usei pouca cor nos olhos e destaquei a boca, preparando a pele da seguinte forma:
       
Preparando a pele: hidratante, base e corretivos em ação.
             Comecei com um protetor solar de toque seco (sem ser oleoso) e como o clima já está bem seco por causa do frio, dispensei o primer e apliquei no lugar um hidratante sem fator de proteção da Mary Key. Você pode usar um hidratante já com fator de proteção se quiser...
         Em seguida apliquei na pálpebra um primer para olhos sequinho da Benefit cor Lemon Aid, assim evitei oleosidade nessa área, já que tenho esse problema. Depois foi a vez do corretivo da Mac Pro Longwear NC 35, aplicado com um pincel fofo e esfumado até ficar um aspecto natural. 
         A base foi aplicada por cima de tudo como se aplica hidratante mesmo, já que a textura da base que usei da Maybelline Fit 315 FPS 18 parece de um hidratante. Apliquei uma pequena quantidade na testa, nariz, bochecha e queixo, espalhei com as mãos e depois uniformizei com um pincei duo fiber... aspecto mais natural impossível! O pó translucido da Mac chegou só para a linha T do rosto (testa, nariz e queixo) suavizando o brilho. 

Pó curinga, combate brilho sem adicionar cor!
Produtinhos que usei, mas você pode eleger o seu conforme as necessidades da sua pele. 
- Hidratante timewise Mary Key
- Base corretiva (colour correct) Benefit cor Acid Lemon
- Corretivo Mac Pro Longwear NC  35
- Base Maybelline Fit cor 315
- Pó Mac, translúcido Medium Dark

Um ponto de luz...

       Ok, sua pele já está pronta, agora vamos pensar nos adicionais. Nessa altura você deve estar se perguntando, como é complicado usar batom vermelho, tem que fazer tudo isso? Bem, se você já tem uma pele perfeita por natureza pode então pular o passo um, mas senão e quiser ter o mesmo visual de uma atriz de Hollywood ou da Natalie Portman no catalogo da Dior vai ter sim que preparar a pele. 
         Além disso, existe um efeito muito simples e bacana que dá uma luminosidade no look, o ponto de luz. Esse ponto, pode ser nos olhos, nas têmporas (região acima das bochechas) no arco do cupido (região acima dos lábios) ou no queixo. 
        Podem ser usados iluminadores de vários tipos, em cremes, pós ou líquidos, cobreados, rosados ou brancos, o objetivo é iluminar e destacar um ponto no rosto, disputando um lugarzinho com o batom. Optei em dar esse ponto de luz nos olhos, acho que deixa o olhar mais brilhante e desperto. Usei o lápis para olhos da Quem Disse Berenice? cor Cobrelex nas pálpebras como um delineado esfumado e na linha d'água para aumentar o olhar. 
Lápis para olhos "quem disse berenice?", cor cobrelex..ilumina e destaca o olhar de forma sutil.


Enfim ele, o astro... O batom vermelho!

     
           Antes de falar sobre a aplicação do batom é preciso ressaltar que existem muitas variações para o tom vermelho e texturas também. Ai é que está o pulo do gato, o ponto onde vai fazer o batom vermelho ser seu amigo ou inimigo, a explicação para o porquê de quando você experimentou o batom da sua prima que fica lindo nela e ficou horrível em você.
      Saber identificar o vermelho ideal para o seu tom de pele é primordial para o sucesso ou para o fracasso, e saber qual a luminosidade da sua pele é o segredo. Como assim? É identificar como a luz reflete no seu tom de pele, como essa luminosidade reflete e se destaca. Quem pinta os cabelos sabe que para acertar na cor precisa identificar se a pele é de um tom frio ou quente, com esse principio a pessoa consegue ter resultados melhores e acerta na cor da tintura que não vai brigar com o tom da pele,e para a escolha do vermelho ideal é a mesma coisa!
        
Como saber se sua pele é quente ou fria e qual tom de vermelho combina mais?

       Algumas mulheres têm a sorte de ter a pele neutra, essa combina com qualquer cor que ela usar nos lábios outras, como eu, não tem essa sorte, mas vamos lá. Para identificar se sua pele é quente ou fria olhe o seu antebraço, observe aquela cor da pele mais clara e a cor das veias. Se as suas veias forem de tons esverdeados a sua pele é quente, se predominar a cor azulada a pele é fria. 
       Outras maneiras de descobrir é através de bijuterias pratas ou douradas, ou usando dois pedaços de cartolina uma rosa ou laranja, ou até mesmo o truque da jaqueta branca, o principio é o mesmo vc vai observar qual desses itens vai destacar ou apagar a sua pele.
        Prefiro fazer o teste com os pedaços de cartolina, que são bem práticos. Se a cartolina rosa destacar a sua pele deixando claro as imperfeições a sua pele é fria, se a cartolina laranja destacar a sua pele é quente. Partindo desse principio agora é fácil escolher o tom de vermelho ideal para você.
Peles frias ficam melhor: vermelhos rosados, vinhos ou um fundo marrom (fechados)
Peles quentes ficam melhor: vermelhos coral, alaranjados. (abertos)
          Lembrando que você pode usar qualquer vermelho, mas tem que ter a consciencia que o efeito na sua pele não será o mesmo efeito na pele da Natalie Portman por exemplo. Os tons fechados vinhos e amarronzados eu os considero como universais o que vai ditar a diferença no destaque do batom é o formato da boca. 
         Particularmente gosto dos vermelhos abertos de tom coral ou vermelho sangue mesmo, combina e destaca muito porque a minha pele é quente. Quanto a textura ser mais hidratante ou mate eu sigo conforme o clima do dia, se muito quente opto pelo mate para não escorrer se frio prefiro os cremosos para hidratar. Deu para entender um pouquinho?

Lista dos batons acima:

- Lápis labial Essence, cor 10 Femme Fatale
- Batom Mac, cor Ruby Woo
- Batom Contém 1g, cor Flamingo Mate
- Batom Natura Aquarela, cor 07
- Batom Contém 1g, cor coral mate
- Batom Dior Rouge, cor 752 Rouge Favori.
 
Como aplicar o batom vermelho perfeitamente

        Independente do tom, textura ou pele o principio de aplicação é o mesmo, mas antes verifique se a pele dos lápios está em ordem. Pelinha descascando, rachadura.. não!!! Utilize pelo menos uma vez na semana um esfoliante de textura fina para esfoliar os lábios de forma bem delicada, e todos os dias e noite aplique um hidratante... o Bepantol está aí pra isso!!! 
        
SOS lábios lisinhos e hidratados!
  Tenha, se possível, um lápis labial na cor vermelha mais próxima de todos os batons vermelhos que você tenha, ou ao menos daquele que seja o seu preferido. Desenhando o formato natural da sua boca e pintando com lápis labial vai garantir um efeito organizado e limpo, além de evitar que o batom escorra. Pronto, pegue um pincel e aplique o batom delicadamente, beije um lenço de papel e reaplique o batom. Borrou? Haste flexível com um pouco de removedor de maquiagem ou um pincel labial sujo com um pouquinho da base que você usou no rosto resolvem o problema.
           

Na minha make usei o batom da Dior Rouge cor 752 Rouge Favori, mas acima sugeri mais opções de outras cores e marcas. 

Sempre preparada.

       
         Saiu de casa com batom vermelho nos lábios? Leve-o também na nécessaire, assim como o lápis labial e o pó compacto, porque não tem jeito vai ter que retocar! Nada mais feio do que aquele batom vermelho ficando rosado, ou fugindo para as extremidades da boca depois de um jantar... retoque!!! Ahhh no banheiro, por favor!
       Trabalha o dia todo e saiu com o visual Marilyn Monroe? Retoque duas, três vezes se necessário, mantenha o look. Infelizmente esse é o problema ao usar esse tom de batom, é uma cor que mostra e evidencia que está acabando nos lábios e fica muito feio!

       Tudo bem que depois de todas essas dicas e advertências você já pode estar considerando a chance de usar um batom vermelho de lado, por achar que dá muito trabalho. O problema é apenas a aplicação, que vai tomar mais tempo e deve ser feita com cuidado, afora isso todos os passos são simples e garantem um look perfeito.
         Acredito que não exista algo mais sexy do que olhos marcados com bastante máscara de cílios preta e boca vermelha, é clássico! Você vai perceber a diferença que faz no seu rosto e vai se sentir tão segura com a cor vermelha que logo vai querer variar as tons. 
               Dessa forma, finalizei a make com bastante máscara de cílios (passados com emoção) tanto nos cílios superiores e inferiores e dispensei o blush. Se fosse uma cor mate até usaria um blush de cor rosada ou marrom, mas como o acabamento do batom da Dior é bem cremoso, resolvi não passar o blush para destacar ainda mais os lábios.

E então é isso, tomara que tenham gostado e que desfilem bastante bocas vermelhas por aí!!

Bjos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário